Pousada das Praias

Passeios

A pousada indica monitores credenciados e agências de turismo receptivo para os principais atrativos da região.

Cachoeira do Samambaiaçu: Caminhada de 45 minutos pela primeira trilha implantada no Parque penetrando em plena floresta subindo pelas escarpas da Serra do Mar até o Poço do Samambaiaçu, a maior e mais bela piscina natural da região com uma queda d’água de quinze metros.

Descida da Serra do Mar pela Trilha das Cachoeiras: Caminhada de 6 horas descendo a Serra do Mar em plena Floresta Atlântica por antiga trilha indígena passando por sete cachoeiras do Ribeirão do Itu. Antigamente este caminho separava os territórios dos índios Tupinambás e Tupiniquins.

Ruínas da BR101: Caminhada passando por viadutos abandonados em plena floresta, visitando os resquícios de uma estrada não concluída, passando por vários mirantes e cursos d’água.

Praia Brava: Caminhada até praia totalmente deserta, a única onde a floresta que cobre a Serra do Mar chega até à praia, formando um dos poucos corredores naturais entre o mar e o planalto, propiciando melhores condições para toda vida selvagem da região.

Ilhas Desertas: Passeio de barco 2 horas até à Ilha dos Gatos, Ilha das Couves e banho de praia na maravilhosa Ilha das Ilhas.

Subida do Rio Una: Passeio de barco de 2 horas com observação de animais (pássaros e pequenos mamíferos, como lontras) subindo um dos rios mais belos e preservados da região.

Mergulho na Ilha Montão de Trigo: Passeio de barco de 4 horas a essa ilha onde há uma comunidade caiçara e pode-se praticar mergulho e surf em ondas de até 4 metros, dependendo das condições.

Visita ao CebiMAR: Durante as férias, o Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP) oferece visitas monitoradas às suas instalações, onde podem ser observadas espécies marinhas vivas, que temos poucas oportunidades de encontrar.
Travessia a nado: Em Camburizinho, sempre que o mar permite, pode-se fazer uma bela travessia a nado com duração aproximada de 45 minutos, partindo da areia da praia e alcançando um pequena praia deserta localizada no costão a esquerda. Pode-se observar a vegetação do costão e do Morro da Vilela (entre Boiçucanga e Camburizinho).

Centro Histórico: Passeio percorrendo a bela estrada litorina que liga a Costa dos Alcatrazes ao centro histórico (45 Km) passando por diversas praias, com vista para as ilhas da costeira e as escarpas da Serra do Mar cobertas pela Mata Atlântica. Visita monitorada à Igreja Matriz e outras construções preservadas do século dezessete e dezoito, podendo se estender à Ilha Bela, onde há um aquário municipal.

Sítio Arqueológico São Francisco: O Sítio Arqueológico localizado na praia de São Francisco apresenta vestígios de edificações, sistema de captação de água, estradas, bolsões de cultura agrícola e áreas de descarte de material, dentre outros.

Surf: Camburi é uma das mais procuradas praias para surf da região com grandes ondas, dependendo das condições e da época. Pode-se alugar pranchas na praia. Outros pontos procurados na região são Praia Brava de Boiçucanga, Maresias, Baleia e Ilha Montão de Trigo.

Pesca: Além da pesca de costeira, pode-se alugar barcos na região para alcançar pesqueiros em mar aberto ou para a prática de pesca submarina.

English