Pousada das Praias

A Pousada

Um pouco de história

A Pousada das Praias foi planejada e construída por seus proprietários que trabalham na capital e gostam de passar o fim de semana nas praias, como é chamado este trecho do litoral paulista.
O projeto de arquitetura e a construção foram realizados pelos arquitetos Leonel Toledo Barros Junior e Márcia Carvalho, que chamaram para o grupo o arquiteto Caiuby Penteado, que é especialista em construções em madeira, tendo trabalhado com o renomado designer Zanini Caldas.

Experimente o rústico com muito conforto

Inaugurada em abril de 1990, a Pousada das Praias pode ser classificada como charmosa porém rústica. Com o tempo, recebeu inúmeras melhorias e ampliações, ganhou seu salão para eventos.

A pousada e a comunidade

A Pousada das Praias e seus proprietários estiveram sempre envolvidos com atividades da comunidade para melhorias na região. Ajudaram a criar uma decolagem para vôo livre e para-glidder no Morro da Vilela, entre as praias de Camburi e Boiçucanga.
Colaboraram com a criação do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar e a formação dos monitores do parque, profissionais treinados para levar turistas às cachoeiras da Serra do Mar, a construção da sua sede e a formação dos monitores do parque – profissionais treinados para levar turistas às cachoeiras da Serra do Mar em segurança.
Contribuíram para a implantação da Estação Ecológica Tupinambás, que protege o Arquipélago de Alcatrazes.

A pousada e a televisão

Para mostrar os avanços na implantação do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar, a pousada e seus proprietários realizam o Direto das Praias, uma inusitada e divertida série televisiva no ar desde 1999 na TV com programas de 30 minutos que falam de preservação, de conscientização ambiental e de utilização sustentável das áreas de Parque e de seu entorno, onde estão praias, ilhas e cidades como São Sebastião. Misturando reportagem com documentário apimentado por breves cenas de humor, o programa explora a história da região, tendo seu foco voltado para os esforços para implantação deste recém implantado núcleo de parque.
Em 2005 o Direto das Praias foi selecionado entre mais de 2500 trabalhos de 39 países no Tokyo Video Festival, um evento competitivo que estimula a criatividade na produção de vídeos.

A pousada e a cultura

No período entre maio e setembro, aos sábados à noite, a Pousada das Praias costuma organizar apresentações musicais e de dança, além de conversas dirigidas, que têm como foco um tema e uma pessoa inteligente e preparada para uma conversa interessante.
As apresentações musicais já tiveram musicistas como Beto Nardo, Carlos Franco, Mali Sampaio, Luiz Cavalcante, Diogo Sales Quarteto e outros.
O Grupo de dança contemporânea OMSTRAB tem a tradição de fazer sempre seu ensaio na pousada numa apresentação explorando os espaços da pousada.
Sem uma grande divulgação, as Conversas Dirigidas pretendem apenas enriquecer o programa de quem está na pousada com assuntos como:

• Relato de Viagem à Tailândia;
• Expedição ao Pico da Neblina;
• Mercosul;
• Novas Mídias;
• A Estética da Natureza – projeção de slides;
• Ecoturismo na Serra do Mar;
• Xamanismo;
• 50 Anos de Discos Voadores;
• A Vida Secreta das Plantas Carnívoras;
• Quem Come Quem nas Praias – A Cadeia Alimentar na Fauna Costeira;
• Yoga das Energias;
• O Construtivismo e a Arte Moderna.

English